Sistema de Informação para o Ensino (SIE)

O Sistema de Informações para o Ensino (SIE) foi um projeto apoiado pela Secretaria de Ensino Superior (Sesu) e pelo Ministério da Educação (MEC) no período de 2000 a 2008.

Trata-se de um software para gestão integrada que propõe o desenvolvimento e acompanhamento de todas as atividades das Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras.

Permite a gestão de informação através da integração de módulos (vide figura a seguir):

O Sistema permite a gestão dos Recursos Humanos, do Registro Acadêmico (cadastrando disciplinas, cursos, docentes, currículos), dos Processos de Ingresso na Instituição, a gestão Orçamentária, Contábil e Financeira, de Patrimônio, da Frota, do Espaço Físico.

O Sistema fica instalado num conjunto de servidores de rede de plataforma baixa, o que permite um custo muito baixo de hardware. Rodando em ambiente de intranet, o SIE é acessível a partir de qualquer microcomputador instalado na rede da Universidade. Um sistema de cadastro de usuários, dá a cada um permissão de acesso aos módulos e funcionalidades que lhe dizem respeito.

Além de fornecer baixo custo e grande benefício, o estilo integrado do Sistema e sua inerente flexibilidade permitem que a Universidade ofereça relatórios de quaisquer informações nele registradas.

Dados abertos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.