Políticas, Planos e Diretrizes de TIC na UFES

Políticas

Estabelecem princípios, diretrizes, orientações gerais e responsabilidades relacionados à Tecnologia da Informação. Atualmente, as políticas de TIC da UFES são:

  1. Política de Segurança de Informação e Comunicações

    Documento aprovado pela autoridade responsável pelo órgão ou entidade da APF, direta e indireta, com o objetivo de fornecer diretrizes, critérios e suporte administrativo suficientes à implementação da Segurança da Informação. A POSIC 2019-2021 da UFES foi aprovada pelo Comitê de Governança Digital em 30/09/2019 e teve sua validade prorrogada até 31/01/2022.
    Texto completo (pdf 1.05 MB)
    Autorização de prorrogação

  2. Política de Sustentabilidade Ambiental em Tecnologia da Informação e Comunicação
    Texto completo (pdf 341.9 KB)

  3. Política de Impressão
    A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), conforme expresso em seu Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), tem o compromisso de promover a governança dos serviços de TIC, incluindo os serviços de Impressão. Este documento descreve a Norma de Uso do Serviço de Impressão,
    Texto completo (pdf 153.05 KB)

 

Planos

Os Planos instrumentalizam o disposto nas normas ou políticas, permitindo nortear e acompanhar a atuação da área de TIC. Eles definem estratégias e o plano de ação para implementá-las.

  1. Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC)
    De acordo com o art. 2º, inciso XXVII da IN nº 04/2014, o PDTIC é o “instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão dos recursos e processos de Tecnologia da Informação que visa atender às necessidades tecnológicas e de informação de um órgão ou entidade para um determinado período”.
    O PDTIC norteia as ações da UFES na área de TIC, sendo a STI o executor da maioria de suas ações. O Plano atual, válido a partir de 2017 e prorrogado até 31/01/2022, foi aprovado pelo Comitê Gestor de Tecnologia da Informação em 30/12/2016.
    Texto completo (pdf 518.09 KB)
    Autorização de prorrogação
  2. Plano de Transformação digital 2020/2022
    Aprovado pelo Comitê de Governança Digital da UFES em 28 de julho de 2020, seguindo o disposto no Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020.
    Ata em aprovação e plano de transformação - UFES

 

Diretrizes

São instruções, orientações ou guias que definem o caminho a ser seguido para o alcance dos objetivos estabelecidos.

  1. Diretrizes para infraestrutura de redes de computadores da UFES
    Estabelecem padrões mínimos para as redes locais que terão recursos computacionais instalados em qualquer edificação de qualquer campus da Universidade Federal de Espírito Santo (UFES). Servem de referência para as novas instalações ou expansões da rede Rede UFES bem como para a migração e/ou reforma da infraestrutura existente. Fazem parte de um conjunto de documentos de referência que compreende todas as áreas integrantes da Rede UFES, e tem como objetivo servir de referência para projetos de rede local nas unidades pertencentes à UFES para qualquer finalidade, seja para processamento científico, administrativo, rede de alunos ou bibliotecas.
    Texto completo (pdf 5.38 MB)
  2. Diretrizes web
    Auxiliam na construção de novos sítios abrangendo conteúdo, navegação e características estéticas, funcionais e operacionais do ambiente WebUFES a fim de preservar a identidade institucional da Universidade, regular a criação e manutenção de seus sítios, padronizar a conduta de Administradores, Gestores e Editores para a melhoria e facilitação dos processos e, principalmente, promover um ambiente de navegação uniforme para que o usuário externo, que não conheça a estrutura organizacional da UFES, consiga localizar a informação que deseja.
    Texto completo (pdf 578.02 KB)
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