Limitação de espaço de armazenamento na plataforma Google Workspace for Education

A empresa Google emitiu a seguinte nota sobre a limitação de espaço de armazenamento a partir de Julho/2022 na plataforma Google Workspace for Education, anteriormente chamada de GSuite for Education.

"Recentemente anunciamos um novo modelo de armazenamento, que oferece a escolas e universidades 100TB de armazenamento em pool compartilhado por todos os usuários. Com o novo modelo, é possível armazenar mais de 100 milhões de arquivos, 8 milhões de apresentações ou 400 mil horas de vídeo. Essa política entrará em vigor para todos os clientes das edições do Google Workspace for Education em julho de 2022”.
(Informe Google, trecho, https://support.google.com/a/answer/10403871?hl=pt-BR&ref_topic=10431464)

Considerando essa restrição de armazenamento de 100TB, o diagnóstico atual da UFES é, no mínimo, satisfatório. Hoje utilizamos cerca de 60TB, que envolvem toda a solução Google Workspace for Education (E-mail, Google Drive, etc.). Analisando esse espaço por ferramenta, temos (já ocupados) 2TB de armazenamento de e-mails (Gmail) e 58TB de armazenamento de dados no Google Drive.

É importante registrar que as opções atuais de gestão do Google Workspace for Education não permitem limitar o armazenamento por usuário - as ferramentas administrativas de gestão permitem apenas visualizar o espaço de armazenamento ocupado por cada usuário. Porém, temos a promessa da Google de melhores ferramentas para a gestão do armazenamento utilizado por usuário.

Portanto, considerando o cenário atual e futuro, solicitamos que a comunidade acadêmica da UFES faça um uso consciente, racional e institucional do espaço de armazenamento do Google Workspace for Education. Isso vale para todas as ferramentas da plataforma, principalmente para o Google Drive.

Vale destacar que, no ambiente da UFES, para os usuários que fizeram a opção de ativação do e-mail corporativo [@ufes.br] e de uso das ferramentas disponíveis na plataforma, observa-se maior eficiência, grande resiliência e um menor índice de recebimentos de mensagens indevidas, como spam, phishing, vírus, malwares, entre outros problemas de e-mail.

Também informamos que, com o anúncio, o Comitê de Governança Digital - CGD/UFES, o Colégio de Gestores de Tecnologia da Informação e a Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFES estão acompanhando os desdobramentos dessa limitação por meio de diversas reuniões com a Google e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Todas as recomendações e solicitações aqui colocadas estão de acordo com as Políticas de Segurança de Informação e Comunicações da UFES, com o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicações - PDTIC/UFES, com as Diretrizes de infraestrutura de redes de computadores da UFES e com os termos/políticas de uso da Google aplicáveis, dentre eles, os Termos de Serviço.

Tags:
Dados abertos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.