E-mails ou mensagens solicitando informações privadas

Por razões de segurança, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) informa que nunca solicita senhas ou informações privadas através de e-mails ou mensagens.

Quaisquer solicitações do gênero não devem ser respondidas sob nenhuma forma.

A STI incorpora em seus sistemas ferramentas antispam seguras e adequadas. Porém, é conveniente ressaltar que as ferramentas antispam tem níveis de filtragem que, apesar de elevados e relativamente seguros, não devem filtrar e-mails com características legítimas. Frequentemente, nos dias atuais, os spammers utilizam nomes de domínios legítimos e e-mails bem formados. Se estas mensagens fossem 100% filtradas, isto também implicaria na filtragem de outros e-mails válidos, legítimos e importantes para os usuários. Portanto, existe um balanceamento importante a ser notado, como aqui explicado. A conduta básica e segura dos usuários de mensagens eletrônicas e afins é: manter em sigilo nomes de usuário, senhas, informações pessoais etc.

Caso isto já tenha acontecido, troque imediatamente as senhas e proteja suas informações pessoais.

Dados abertos

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.